Descubra diferenças entre aluguel e compra de equipamentos de TI.

O departamento de TI é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa. Equipes qualificadas e, principalmente, equipamentos de qualidade podem fazer a diferença nos resultados alcançados. Pela importância desta questão ter um fornecedor competente e de confiança para comprar seus equipamentos é de fundamental importância.
Parceiros qualificados além de bons acessórios, fornece suporte operacional e conhecimento que facilitará todo o processo. Escolher a empresa que vai lhe fornecer o que você precisa para sua gestão de TI é, portanto, a primeira decisão a ser tomada. A segunda coisa que acontece com bastante frequência tem a ver com a natureza da negociação: você está comprando ou alugando equipamentos de TI.
Publicamos este artigo para ajudá-lo a corrigir esse problema. Nele introduzimos pontos onde a compra e a locação de equipamentos diferem.
- Investimento inicial
Se você faz parte da gestão de uma empresa, saiba que qualquer tomada de decisão envolve uma análise de orçamento e capacidade. No caso do departamento de TI, sabemos que os equipamentos mais modernos podem custar caro, exigindo um alto montante como investimento inicial.
Nesse cenário , o aluguel aparece como uma opção mais atrativa. Por muito menos, você pode obter acesso a equipamentos de última geração e suporte especializado. Portanto, mesmo com um orçamento limitado, sua empresa não ficará para trás em tecnologia.
- Custo de depreciação
Um dos pontos positivos de investir em equipamento de TI é a possibilidade de revendê-los no futuro. Acontece naturalmente o valor da venda afetado pela depreciação do item e por novidades do mercado. Assim, se é possível recuperar parte dele, difícil é recuperar tudo.
Quando você optar por alugar o equipamento, você não tem a possibilidade de revendê-lo futuramente, mas também não tem que se preocupar com a depreciação. Os equipamentos são de responsabilidade do fornecedor e, dependendo dos detalhes do contrato, podem ser atualizados à medida que se desgastar ou surgirem opções mais modernas.
- Custos de manutenção
O equipamento tecnológico, quando adquirido, faz parte dos bens da companhia. Isso significa que eles têm que ser manuseados com muito cuidado e ainda assim podem ter problemas causados por calor excessivo , falhas técnicas, danos físicos, etc. Portanto você deve ter uma equipe pronta para realizar a manutenção necessária.
Além dos custos que essa equipe pode representar, a manutenção dos equipamentos exige o uso de outros materiais, o que também representa uma despesa. Se for necessário reparo, a produtividade pode ser afetada por falta de equipamento, a menos que haja um reserva.
Quando você optar por alugar, a manutenção é de responsabilidade do locador. É importante que isso esteja claramente descrito no contrato de prestação de serviços. Nele, as duas partes concordam com as condições de manutenção e eventuais substituições.
Assim, investindo em aluguel você economiza em custos de manutenção e evita que sua equipe gaste tempo em tarefas não diretamente relacionadas ao negócio.
- Disponibilidade
Outro fator importante a considerar é quanto tempo você terá que esperar antes de poder contar com o equipamento para o seu negócio. O prazo pode ser maior na aquisição, pois os equipamentos terão que ser transportados até o local e instalados por pessoas competentes. Com o aluguel, a espera é consideravelmente menor.
Os fornecedores de tecnologia que oferecem locações neste tipo de serviço são especializados. Buscam, assim, garantir maior agilidade aos seus clientes, o que reduz, por exemplo, o tempo de trânsito dos equipamentos até a sede da empresa. Além disso, a instalação é realizada por profissionais disponibilizados pela locadora , o que agiliza ainda mais o processo.
- Retorno do investimento em equipamentos
Como já mencionado, a compra de equipamentos permite repassá-los ao mercado futuramente. Naturalmente, o valor de venda será menor do que o valor de compra, devido a alguns pontos, como a depreciação e lançamento de produtos mais modernos e atualizados. Mesmo assim, é possível recuperar parte do investimento.
No caso do aluguel, essa situação não existe. Mesmo que você use o equipamento por anos, ele não se tornará um ativo da empresa. Ao final da locação, deverá ser devolvido ao locador, eliminando qualquer possibilidade de recuperação do investimento. Mas nós LOQCOMPRI temos um diferencial e realizamos uma doação para a empresa ao final da renovação do contrato.
Por outro lado, os custos associados ao modelo de aluguel são muito mais previsíveis, pois envolvem apenas o pagamento de uma mensalidade, ou seja, o valor gasto será justificado utilizando.
- Necessidade de atualização dos equipamentos
Sabemos que a tecnologia é um campo em evolução, que eventualmente torna todos os equipamentos obsoletos. Se você comprou um PABX de última geração, por exemplo, ele pode se tornar obsoleto após alguns anos. Não atualizá-lo significa deixar sua empresa atrás da concorrência.
Este não é um problema existente no modelo de locação, pois a obsolescência é uma questão exclusiva do verdadeiro dono dos equipamentos. Portanto, se o equipamento ficar obsoleto, basta devolve-lo no final do período de locação e procurar soluções mais atualizadas.
Ao fazer negócios com fornecedores confiáveis e de qualidade, é possível concluir acordos para prever a substituição de equipamentos obsoletos pelos mais recentes. Deve-se lembrar que essas empresas são especializadas, então é justo esperar que elas conheçam as soluções mais atualizadas.
Decidir entre compra e locação de equipamentos é fundamental para o seu planejamento estratégico. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens a serem consideradas. Em todos os casos, o mais importante é ter um fornecedor de confiança, garantindo que você tenha acesso ao conhecimento operacional e equipamentos mais eficazes para sua situação.
Então, você acha mais vantajoso alugar ou comprar seu equipamento de TI? A LOQCOMPRI poderá lhe ajudar nessa escolha!

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